Aproximadamente 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos anualmente, causando sérios danos ao ecossistema marinho e resultando na morte de cerca de 100 milhões de animais marinhos a cada ano. Os ambientalistas preveem que, se as tendências atuais persistirem, em 2050 poderá haver mais plásticos dos peixes nos oceanos.
Diante desse cenário, a São Gabriel Saneamento está engajada no processo de conscientização e preservação do meio ambiente por meio de atividades de coleta e tratamento de esgoto, juntamente com a realização de ações educativas junto à comunidade.
Uma das iniciativas é a campanha “Tampinha Paratleta”, que tem como objetivo arrecadar lacres, tampas e cartelas de remédios doados pela população para incentivar o esporte adaptado. As doações podem ser feitas na sede da São Gabriel Saneamento, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Além disso, a São Gabriel Saneamento realiza a coleta de toneladas de resíduos sólidos encontrados de forma irregular na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vacacaí. Itens como bitucas de cigarro, plásticos, tampinhas, embalagens e gorduras decorrentes do óleo são encontrados diariamente na estação.
A Concessionária incentiva o uso de garrafinhas, copos e canecas individuais entre seus colaboradores, no intuito de diminuir o uso de copos plásticos.
Com a crescente preocupação em relação às mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição, torna-se fundamental a realização de ações coletivas, com ênfase na conscientização, especialmente das próximas gerações.
Para mais informações sobre as campanhas e projetos de preservação da São Gabriel Saneamento, entre em contato através de nossas redes sociais.